RESUMO
Objetivo:
apontar possibilidades de aprimoramento no processo de ensinar e aprender o cuidado domiciliar nos cursos de enfermagem, farmácia, medicina, nutrição, odontologia e terapia ocupacional.
Método:
pesquisa qualitativa, que utilizou a Teoria Fundamentada nos Dados como método. Foram realizadas 63 entrevistas semiestruturadas com discentes, docentes e egressos dos seis cursos mencionados de uma universidade pública do sul do país. A análise dos dados ocorreu por meio da codificação aberta, axial e seletiva.
Resultados:
destacam-se, entre as possibilidades de aprimoramento no processo de ensinar e aprender o cuidado domiciliar, a produção científica na área, utilização de diferentes técnicas de ensino, desenvolvimento de atividades extracurriculares, projetos de extensão, reformulação curricular e simulação em laboratório.
Considerações finais:
as estratégias citadas neste estudo permitem aos cursos de graduação em saúde vislumbrar a possibilidade de incorporar ou incrementar o processo de ensinar e aprender o CD.
Descritores:
Assistência Domiciliar; Equipe de Assistência ao Paciente; Educação Superior; Ensino; Formação Profissional