Acessibilidade / Reportar erro

Diagnósticos de enfermagem de portadores de doença renal em hemodiálise: estudo transversal

RESUMO

Objetivo:

identificar os Diagnósticos de Enfermagem de portadores de doença renal crônica em estádio 5 hemodialítico.

Método:

estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa, realizado com 151 indivíduos em hemodiálise de uma clínica especializada em nefrologia na região Noroeste do Paraná. Foram determinados os Diagnósticos de Enfermagem por meio da Nanda-I que obtiveram o porcentual maior que 50%. A análise utilizada foi a estatística simples.

Resultados:

foram identificados 17 Diagnósticos de Enfermagem, com destaques para os de riscos presentes em 100% dos indivíduos: riscos de desequilíbrio eletrolítico; perfusão renal ineficaz; infecção: trauma vascular e resposta adversa ao meio de contraste com iodo e o de eliminação urinária prejudicada.

Conclusão:

os principais diagnósticos elencados refletem os riscos mais frequentes aos quais os pacientes em hemodiálise estão expostos. O conhecimento desses riscos permite o planejamento de enfermagem com intervenções precoces, com vistas à prevenção de complicações relacionadas à doença e promoção de melhores condições de vida.

Descritores:
Diagnóstico de Enfermagem; Diálise Renal; Insuficiência Renal Crônica; Processos de Enfermagem; Terapia de Substituição Renal

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br