Acessibilidade / Reportar erro

Uma perspectiva paradigmática visionária: mestrado profissional em enfermagem

RESUMO

Objetivo:

Refletir sobre os conceitos-chave da obra A estrutura das revoluções científicas e sua aplicabilidade no mestrado profissional em enfermagem.

Método:

Estudo teórico-reflexivo, que parte das concepções filosóficas e epistemológicas do filósofo Thomas Samuel Kuhn a fim de pensar sua aplicabilidade na mudança de paradigma dos cursos de pós-graduação stricto sensu em enfermagem. Buscou-se suporte nos principais conceitos de Kuhn: paradigma, anomalia, comunidade científica e revolução científica.

Resultados:

As proposições do referido filósofo se aplicam e ao mesmo tempo sustentam a reflexão teórica sobre o mestrado profissional, contribuindo para aclarar o que seria uma perspectiva paradigmática visionária na modalidade stricto sensu de mestrado em enfermagem.

Conclusão:

Por meio das proposições de Kuhn foi possível concluir que os programas de mestrado profissional em enfermagem são capazes de romper com o paradigma dominante, potencializando uma revolução científica no âmbito acadêmico.

Descritores:
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Educação Profissionalizante; Desenvolvimento Tecnológico; Enfermagem; Programas de Pós-Graduação em Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br