Acessibilidade / Reportar erro

Hipermídia sobre punção venosa periférica: efetividade no ensino de acadêmicos de enfermagem

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a efetividade de uma hipermídia educativa no conhecimento de acadêmicos de enfermagem acerca da punção venosa periférica.

Método:

Estudo quase-experimental com desenho pré e pós-teste.

Resultados:

A média de acertos dos 73 indivíduos participantes do estudo, no pré-teste, foi de 7,7 (DP = 1,05), e 8,3 no pós-teste (DP = 0,74). A comparação nas médias de acertos pré e pós hipermídia apresentou diferença significativa (p < 0,001).

Conclusão:

A hipermídia é uma estratégia que aumenta o conhecimento e é viável no processo ensino-aprendizagem, sendo útil como ferramenta de apoio para os professores e para o desenvolvimento de estudantes de graduação em enfermagem.

Descritores:
Enfermagem; Alunos de Enfermagem; Educação; Tecnologia Educacional; Cateterismo Periférico

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br