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Fitoterapia em pediatria: a produção de saberes e práticas na Atenção Básica

RESUMO

Objetivo:

Evidenciar o uso da fitoterapia como terapêutica adotada no contexto da Atenção Básica à Infância.

Método:

Pesquisa de campo observacional e analítica, com abordagem quantitativo-qualitativa. Utilizou-se questionário semiestruturado relativo às variáveis socio-demográficas e etnofarmacológicas, entrevista gravada em áudio e observação no cotidiano.

Resultados:

A produção de conhecimento sobre a fitoterapia constitui-se numa herança familiar, mas incorporou dados resultantes das experiências cotidianas compartilhadas pela comunidade. Os fatores mantenedores dessas práticas foram: fácil acesso a esse recurso, altos custos do tratamento convencional, dificuldade de acesso a serviços médicos e crença no poder das plantas. Os sentidos atribuídos foram: prevenção e tratamento de agravos, resgate da memória e de vivências, fator integrativo com a natureza e agregativo entre membros da comunidade.

Considerações finais:

Resgatar essa tradição traz um novo sentido aos cuidados de saúde.

Descritores:
Fitoterapia; Pediatria; Conhecimento; População; Assistência à Saúde

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