SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 suppl.2Effects of health education in the elderly with mild cognitive impairmentBoard games: gerotechnology in nursing care practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167On-line version ISSN 1984-0446

Abstract

SCOLARI, Giovana Aparecida de Souza; RISSARDO, Leidyani Karina; BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi  and  CARREIRA, Lígia. Unidades de pronto atendimento e as dimensões de acesso à saúde do idoso. Rev. Bras. Enferm. [online]. 2018, vol.71, suppl.2, pp.811-817. ISSN 0034-7167.  https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0440.

Objetivo:

compreender a concepção dos idosos e seus cuidadores sobre o acesso à saúde mediado pelo atendimento em Unidades de Pronto Atendimento.

Método:

estudo qualitativo conduzido com 25 usuários idosos e cuidadores atendidos em Unidades de Pronto Atendimento de um município paranaense, tendo a Teoria Fundamentada nos Dados como referencial metodológico.

Resultados:

segundo os participantes, os recursos disponibilizados nesses serviços garantem consulta médica e possibilitam acesso a exames e a medicamentos. Tais recursos tem atraído os usuários e causado excesso de demanda, o que implica um conjunto de fatores comprometedores para a qualidade do cuidado nesses serviços.

Considerações finais:

investimentos na reestruturação da rede de atenção, principalmente na atenção primária, com ampliação do número de consultas e criação de vínculo, podem contribuir para as unidades de pronto atendimento atingirem o objetivo de acesso à assistência qualificada da população idosa.

Keywords : Acesso aos Serviços de Saúde; Serviços Médicos de Emergência; Serviços de Saúde para Idosos; Assistência Integral à Saúde; Qualidade da Assistência à Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )