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Mapa de conversação: estratégia educativa no cuidado ao idoso com diabetes mellitus

RESUMO

Objetivo:

Relatar a experiência da utilização de mapas de conversação em diabetes como estratégia educativa ao idoso diabético.

Método:

Relato de experiência, desenvolvido de julho a dezembro de 2016, realizado em ambulatório especializado no atendimento de diabéticos, em Fortaleza, Ceará, Brasil. Participaram 72 usuários, entre diabéticos e acompanhantes.

Resultados:

Os participantes discorreram sobre assuntos que não são relatados nas consultas individuais, pois o participante se vê por meio do relato do outro e, quando se expressa, percebe que não está sozinho, outros também passam pelas mesmas dificuldades. Mediante a empatia e a fala do outro, o participante constrói saberes e práticas para o próprio cotidiano.

Considerações Finais:

O mapa de conversação permite ao profissional realizar o empoderamento do paciente com diabetes, promovendo o autocuidado e garantindo melhor controle da doença, de forma a prevenir ou retardar o surgimento de complicações relacionadas.

Descritores:
Diabetes Mellitus; Educação em Saúde; Aceitação pelo Paciente de Cuidados de Saúde; Saúde do Idoso; Enfermagem

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