RESUMO
Objetivo:
Relatar a experiência da utilização de mapas de conversação em diabetes como estratégia educativa ao idoso diabético.
Método:
Relato de experiência, desenvolvido de julho a dezembro de 2016, realizado em ambulatório especializado no atendimento de diabéticos, em Fortaleza, Ceará, Brasil. Participaram 72 usuários, entre diabéticos e acompanhantes.
Resultados:
Os participantes discorreram sobre assuntos que não são relatados nas consultas individuais, pois o participante se vê por meio do relato do outro e, quando se expressa, percebe que não está sozinho, outros também passam pelas mesmas dificuldades. Mediante a empatia e a fala do outro, o participante constrói saberes e práticas para o próprio cotidiano.
Considerações Finais:
O mapa de conversação permite ao profissional realizar o empoderamento do paciente com diabetes, promovendo o autocuidado e garantindo melhor controle da doença, de forma a prevenir ou retardar o surgimento de complicações relacionadas.
Descritores:
Diabetes Mellitus; Educação em Saúde; Aceitação pelo Paciente de Cuidados de Saúde; Saúde do Idoso; Enfermagem