SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 suppl.3Violência contra crianças e adolescentes: perfil e tendências decorrentes da Lei nº 13.010O trabalho do enfermeiro no pré-natal de alto risco sob a ótica das necessidades humanas básicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167versão On-line ISSN 1984-0446

Resumo

PRATES, Lisie Alende et al. Natural nascer em casa: rituais de cuidado para o parto domiciliar. Rev. Bras. Enferm. [online]. 2018, vol.71, suppl.3, pp.1247-1256. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0541.

Objetivo:

Conhecer os rituais de cuidado desenvolvidos pelas famílias na preparação para o parto domiciliar durante o processo gestacional.

Método:

Pesquisa qualitativa e etnográfica desenvolvida com famílias durante o processo gestacional. Foi adotado o modelo de observação-participação-reflexão, e a análise foi feita de acordo com a etnoenfermagem.

Resultados:

Os rituais de cuidado estão ligados à escolha do domicílio como local para o parto, caracterizando-se como um ritual de separação da família para a vivência desse processo. Outros rituais de cuidado envolveram a preparação da família e do filho mais velho, bem como do domicílio, do corpo e da mente da mulher, e a escolha do destino da placenta.

Considerações finais:

É preciso compreender o processo parturitivo além da perspectiva biológica, considerando a mulher e a família no seu todo, inseridos em um contexto cultural com suas crenças e valores.

Palavras-chave : Saúde da Mulher; Parto; Família; Cultura; Comportamento Ritualístico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )