SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 suppl.3Nursing diagnoses for elderly women vulnerable to HIV/AIDSEffects of different hormonal contraceptives in women's blood pressure values author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167On-line version ISSN 1984-0446

Abstract

ROCHA, Suzy Ramos et al. Acurácia das características definidoras do diagnóstico de enfermagem fadiga em mulheres durante radioterapia. Rev. Bras. Enferm. [online]. 2018, vol.71, suppl.3, pp.1445-1452. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0549.

Objetivo:

Avaliar a acurácia das características definidoras do diagnóstico de enfermagem “fadiga em mulheres com câncer de mama em radioterapia”.

Método:

Estudo de acurácia diagnóstica com delineamento transversal realizado em 130 mulheres com câncer de mama em tratamento radioterápico. Utilizou-se um instrumento de coleta de dados para avaliação sociodemográfica clínica e para investigação da presença ou ausência das características definidoras da fadiga. Aplicou-se o modelo de análise de classe latente para avaliação das medidas de acurácia das características identificadas.

Resultados:

O diagnóstico de fadiga esteve presente em 21,9% das mulheres. A característica que apresentou maior sensibilidade foi “capacidade prejudicada para manter o nível habitual de atividade física”, enquanto “capacidade prejudicada para manter as rotinas habituais” e “desinteresse quanto ao ambiente que o cerca” apresentaram maior especificidade.

Conclusão:

Diagnósticos acurados permitem a construção de um plano de ações direcionado para as reais necessidades dos pacientes.

Keywords : Diagnóstico de Enfermagem; Fadiga; Neoplasias da Mama; Radioterapia; Tomada de Decisão Clínica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )