SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 suppl.4Conhecimento de estudantes sobre síndrome metabólica após intervenção educativaIntervenção educacional de enfermagem para a identificação dos Eventos Adversos em hemodiálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167versão On-line ISSN 1984-0446

Resumo

BRITO, Fatima Maria de Melo; ROZENDO, Célia Alves  e  MELO, Priscila de Oliveira Cabral. Laboratório de enfermagem e a formação crítica de enfermeiros: aproximações e distanciamentos. Rev. Bras. Enferm. [online]. 2018, vol.71, suppl.4, pp.1500-1506. ISSN 1984-0446.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0339.

Objetivo:

analisar a contribuição do laboratório de enfermagem para a formação crítica de enfermeiros.

Método:

estudo qualitativo, realizado com 18 professores de duas instituições de ensino superior, sendo uma pública e a outra privada. Os dados foram coletados no período de fevereiro a novembro de 2016 por meio de entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, adotou-se a análise de conteúdo na modalidade temática.

Resultados:

observou-se ênfase no desenvolvimento de habilidades técnicas pela reprodução de comportamentos e práticas; a formação de vínculos entre professores e estudantes se dá no limite das boas relações interpessoais; o laboratório de enfermagem pode favorecer a reflexão crítica sobre a prática, sendo espaço que oportuniza o aprendizado da ética.

Considerações finais:

a formação do enfermeiro, mediada pelo laboratório de enfermagem, necessita superar ênfase na reprodução acrítica de práticas e observar a potência do mesmo para refletir sobre a realidade no sentido de sua transformação.

Palavras-chave : Educação em Enfermagem; Laboratórios; Enfermagem; Enfermeiras e Enfermeiros; Docentes de Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )