Acessibilidade / Reportar erro

Saberes e competências do enfermeiro para preceptoria em unidade básica de saúde

RESUMO

Objetivo:

descrever as ações realizadas pelo enfermeiro na preceptoria de alunos na Unidade Básica de Saúde (UBS); identificar os saberes dos enfermeiros e as competências que eles precisam adquirir ou desenvolver para atuar na preceptoria de alunos em UBS; discutir sobre as implicações da prática pedagógica do enfermeiro preceptor em sua própria formação permanente.

Método:

natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Cenário: uma UBS. Participantes: seis preceptores. Coleta: entrevista semiestruturada.

Resultados:

utilizou-se análise de conteúdo de Bardin. Categorias emergidas: Aproximação do conceito de preceptor com o ofício de ensinar; O frágil reconhecimento institucional da UBS como campo de estágio e a oferta de saberes dos preceptores: vencendo dificuldades; O enfermeiro preceptor agindo frente à dinâmica dos fatos que surgem e moldam a realidade em uma UBS; Oportunidades e limitações da prática pedagógica implicando na formação permanente.

Conclusão:

é necessário discutir e repensar estratégias de interesse dos preceptores e desenvolver suas competências.

Descritores:
Educação em Enfermagem; Atenção Primária à Saúde; Competência Profissional; Preceptoria; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br