SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 suppl.5Percepção de consumidores de drogas sobre família: um estudo fenomenológicoInterface entre a violência conjugal e o consumo de álcool pelo companheiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167versão On-line ISSN 1984-0446

Resumo

CAMPOS, Daniella Barbosa; BEZERRA, Indara Cavalcante  e  JORGE, Maria Salete Bessa. Tecnologias do cuidado em saúde mental: práticas e processos da Atenção Primária. Rev. Bras. Enferm. [online]. 2018, vol.71, suppl.5, pp.2101-2108. ISSN 1984-0446.  https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0478.

Objetivo:

Analisar as tecnologias do cuidado em saúde mental utilizadas nas práticas e processos constituintes da Atenção Primária à Saúde a partir dos discursos de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família.

Método:

Abordagem qualitativa fundamentada na composição hermenêutica dialética a qual visa realizar uma análise compreensiva e crítica de entrevistas semiestruturadas, e observação livre do campo.

Resultados:

Do material empírico analisado, emergiram duas categorias analíticas essenciais: “Tecnologias em saúde utilizadas na APS para o atendimento aos usuários em sofrimento psíquico” e “Desmedicamentalizar o sofrimento e Capacitar os profissionais”.

Considerações finais:

O estudo apontou o acolhimento e o matriciamento como as principais tecnologias de cuidado exercidas na interface da Atenção Primária à Saúde com a Saúde Mental. Entretanto, evidenciou-se a necessidade de ações fortalecedoras para o matriciamento, para a capacitação no sentido de melhorar a autonomia dos profissionais diante dessa demanda, além da importância da desmedicamentalização dos sujeitos em sofrimento psíquico.

Palavras-chave : Assistência Integral à Saúde; Saúde Mental; Atenção Primária à Saúde; Tecnologia; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )