Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação das famílias de usuários de crack sobre grupo de apoio

RESUMO

Objetivo:

avaliar a percepção dos familiares de usuários de crack sobre grupos de apoio ofertados a esse núcleo de cuidado em um Caps Álcool e Drogas do sul do Brasil.

Método:

utilizou-se o referencial teórico da avaliação de quarta geração, tendo como dispositivo metodológico o círculo hermenêutico-dialético. A coleta de dados ocorreu através de 500 horas de observações e entrevistas com 12 familiares de usuários de crack, e na análise foi utilizado o método comparativo constante, que gerou a unidade de significado “grupo de família”.

Resultados:

esse grupo foi avaliado pelos familiares como um espaço que instrumentaliza para o manejo do o usuário em domicílio. Avaliaram a necessidade de estrutura básica para a realização dos grupos, de maior duração dos encontros, de sigilo das informações e de diversidade de horários.

Considerações finais:

sugere-se às instituições de ensino investimentos na formação e na qualificação de profissionais da enfermagem voltados para o atendimento em grupo.

Descritores:
Grupos de Apoio; Pesquisa sobre Serviços de Saúde; Cocaína Crack; Família; Saúde Mental

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br