Acessibilidade / Reportar erro

Cuidado de enfermagem às pessoas atendidas na emergência por tentativa de suicídio

RESUMO

Objetivo:

analisar o cuidado de enfermagem às pessoas atendidas na emergência por tentativa de suicídio na percepção da equipe de enfermagem.

Método:

estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, desenvolvido a partir de entrevista semiestruturada com oito enfermeiros e oito técnicos de enfermagem do serviço de emergência de um hospital universitário do Sul do Brasil. A análise dos dados ocorreu por meio de análise de conteúdo.

Resultados:

emergiram três categorias: cuidados de enfermagem à pessoa que tentou suicídio; o serviço de emergência adulto como cenário de práticas em saúde mental; e necessidades relacionadas à educação permanente em saúde mental.

Considerações finais:

iniciativas potencializadoras de boas práticas de cuidados em saúde mental ainda são tímidas e carecem de incentivo no serviço de saúde. Urge pensar em mudanças na cultura da assistência do serviço de emergência, sobretudo para garantir o alcance de ações de atenção psicossocial.

Descritores:
Tentativa de Suicídio; Cuidados de Enfermagem; Emergências; Saúde Mental; Acolhimento

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br