Acessibilidade / Reportar erro

Indicadores de esgotamento profissional em trabalhadores da Atenção Primária à Saúde

RESUMO

Objetivo:

analisar os indicadores de esgotamento profissional peculiares aos trabalhadores de saúde de unidades da Atenção Primária à Saúde.

Método:

revisão integrativa da literatura estruturada nas etapas: questão norteadora; busca; categorização dos estudos; avaliação; discussão; e interpretação dos resultados e síntese do conhecimento. Busca a artigos originais e revisões publicadas de 2000 a 2016, em português, inglês e espanhol, nas principais bases da área da saúde. Descritores usados: Enfermagem, Esgotamento Profissional e Atenção Primária à Saúde.

Resultados:

14 artigos atenderam aos critérios de inclusão propostos, seis (42,85%) apresentam amostra de enfermeiros e oito (57,15%) profissionais da saúde.

Conclusão:

os trabalhadores de saúde da Atenção Primária à Saúde apresentam-se esgotados, devido às inadequadas condições de trabalho caracterizadas por escassez de recursos humanos e físicos que leva a sobrecarga de trabalho, a violência no ambiente de trabalho e dificuldade no trabalho em equipe, apesar de apresentarem satisfeitos com o ambiente de trabalho.

Descritores:
Esgotamento Profissional; Estresse Psicológico; Atenção Primária à Saúde; Pessoal de Saúde; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br