Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento de profissionais da Enfermagem sobre o gerenciamento de resíduos produzidos na atenção primária

RESUMO

Objetivo:

avaliar o conhecimento de profissionais da Enfermagem sobre o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde produzidos na Atenção Primária.

Método:

estudo descritivo, de abordagem mista, desenvolvido com 42 profissionais de enfermagem integrantes de Unidades Básicas de Saúde de uma capital do Nordeste brasileiro. Variáveis quantitativas foram analisadas no software SPSS 20.0, enquanto depoimentos foram processados no IRaMuTeQ, analisados pela Classificação Hierárquica Descendente e fundamentados no Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

registraram-se baixos scores de conhecimento, associados a determinadas variáveis socioeconômicas e de formação. A partir dos depoimentos, foram identificadas três classes: "A disposição inadequada dos resíduos: primeiro e principal passo"; "O descarte correto melhora a qualidade do serviço e previne doenças" e "Consequências associadas ao descarte incorreto".

Conclusão:

O conhecimento dos profissionais mostrou-se aquém do necessário para um gerenciamento adequado dos resíduos produzidos na atenção primária e encontrou-se concentrado nas etapas iniciais, sobretudo o descarte.

Descritores:
Conhecimento; Profissionais de Enfermagem; Resíduos de Serviços de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Saúde Ocupacional

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br