Acessibilidade / Reportar erro

Operacionalidade de conceitos em investigação fenomenológica heideggeriana: reflexão epistemológica na enfermagem

RESUMO

Objetivo:

Descrever o caminho investigativo de análise e a operacionalidade de conceitos sustentados no referencial teórico-filosófico e metodológico de Martin Heidegger.

Método:

Reflexão teórica do fenômeno de gestar sendo mulher portadora de cardiopatia.

Resultados:

Evidenciaram-se as etapas do movimento de investigação a partir do pré-reflexivo relativo ao objeto de estudo e da busca do sentido fenomenal na direção da hermenêutica como analítica existencial, culminando no alcance da totalidade fenomênica.

Conclusão:

A visão de mundo do investigador, que considerou as subjetividades da pessoa em situação de saúde ou doença, favoreceu que o objeto de estudo anunciasse o referencial. A produção de conhecimento à luz da fenomenologia de Martin Heidegger desvelou fenômenos vividos e vivenciados no campo da saúde e da enfermagem, mediante rigor epistemológico que exigiu apropriação de conceitos inerentes à analítica existencial.

Descritores:
Pesquisa Qualitativa; Métodos; Filosofia; Enfermagem; Saúde da Mulher

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br