Acessibilidade / Reportar erro

Informatização da atenção primária à saúde no Brasil: a rede de atores

RESUMO

Objetivo:

Analisar a rede de atores humanos e não-humanos envolvidos na informatização da atenção primária à saúde na esfera federal do governo brasileiro.

Método:

Estudo qualitativo que utilizou como referencial teórico a teoria ator-rede e como referencial metodológico a cartografia de controvérsias. A análise dos dados se deu por meio do software Gephi e a partir da técnica de extratos de relatos com ponto de vista da teoria ator-rede.

Resultados:

Constatou-se uma rede de 288 ligações entre 33 atores, composta majoritariamente por não-humanos influenciadores da informatização. Os atores estão distribuídos em 3 comunidades, que se relacionam entre si, agenciando a rede a partir da definição de obrigatoriedades, penalidades, conflitos e intencionalidades, influenciando o sucesso da pretendida informatização.

Considerações finais:

A rede de atores na esfera federal mobiliza situações que, em muitos momentos, obstaculizam o sucesso da implantação de uma estratégia de informatização de abrangência nacional.

Descritores:
Informática em Enfermagem; Informática em Saúde; Atenção Básica à Saúde; Tecnologias da Informação; Saúde da Família

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br