SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 número2Construcción y validación de instrumento para evaluar las relaciones interpersonales en la EnfermeiraLa producción de un modelo geoespacial aplicado a la gestión de la salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Brasileira de Enfermagem

versión impresa ISSN 0034-7167versión On-line ISSN 1984-0446

Resumen

KOLCHRAIBER, Flávia Cristiane et al. Estratégia pedagógica para o ensino-aprendizagem da Epidemiologia na Graduação em Enfermagem. Rev. Bras. Enferm. [online]. 2019, vol.72, n.2, pp.414-419.  Epub 18-Abr-2019. ISSN 1984-0446.  https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0077.

Objetivo:

Implementar uma estratégia pedagógica na unidade curricular de Epidemiologia do curso de enfermagem de uma universidade pública.

Método:

Trata-se um estudo intervencional, prospectivo, sob o foco da Epidemiologia crítica, partindo da visão de mundo do educando para a concepção teórica sobre a ciência. O desenvolvimento teve como base o reconhecimento de campo para sistematização da estratégia de ensino-aprendizagem até a avaliação de unidade curricular.

Resultados:

Participaram 67 estudantes, 91% do sexo feminino e 54% entre 20 a 29 anos. O conhecimento prévio nos núcleos de significados foi majoritariamente clínico/biológico, em que a estratégia potencializou o conhecimento da ciência de forma crítica, criativa, reflexiva, estimulando a transversalidade e o trabalho em equipe pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Considerações Finais:

A estratégia pedagógica motivou os estudantes a uma aprendizagem significativa sobre os princípios da Epidemiologia.

Palabras clave : Epidemiologia; Educação em Enfermagem; Aprendizagem; Ensino; Saúde Pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )