Acessibilidade / Reportar erro

Estratégia pedagógica para o ensino-aprendizagem da Epidemiologia na Graduação em Enfermagem

RESUMO

Objetivo:

Implementar uma estratégia pedagógica na unidade curricular de Epidemiologia do curso de enfermagem de uma universidade pública.

Método:

Trata-se um estudo intervencional, prospectivo, sob o foco da Epidemiologia crítica, partindo da visão de mundo do educando para a concepção teórica sobre a ciência. O desenvolvimento teve como base o reconhecimento de campo para sistematização da estratégia de ensino-aprendizagem até a avaliação de unidade curricular.

Resultados:

Participaram 67 estudantes, 91% do sexo feminino e 54% entre 20 a 29 anos. O conhecimento prévio nos núcleos de significados foi majoritariamente clínico/biológico, em que a estratégia potencializou o conhecimento da ciência de forma crítica, criativa, reflexiva, estimulando a transversalidade e o trabalho em equipe pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Considerações Finais:

A estratégia pedagógica motivou os estudantes a uma aprendizagem significativa sobre os princípios da Epidemiologia.

Descritores:
Epidemiologia; Educação em Enfermagem; Aprendizagem; Ensino; Saúde Pública

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br