1. Dunn, C. 2004. Carolina do Norte, EUA. SyberShop: Digital Solutions for Eating Healthy and Being Active(2020 Dunn C, Thomas C, Greene C, Pegram L. SyberShop: digital Solutions for eating healthy and being active. J Nutr Educ Behav. 2004;36(6):331-2. doi: https://doi.org/10.1016/S1499-4046(06)60405-3
https://doi.org/10.1016/S1499-4046(06)60...
). |
Pesquisa metodológica |
A utilização do Sybershop contribuiu para a promoção de alimentação saudável e prática de atividade física. |
2. Long, J.D. 2004. Texas, EUA. Using Technology to Promote Self‐Efficacy for Healthy Eating in Adolescents(2525 Long JD, Stevens KR. Using technology to promote self-efficacy for healthy eating in adolescents. J Nurs Scholarsh, 2004;36(2):134-9.). |
Estudo quase-experimental |
A utilização da web forneceu educação nutricional aos adolescentes, ajudando-os a promover a autoeficácia para uma alimentação saudável. |
3. Whittemore, R. 2013. Connecticut, EUA. An Internet Obesity Prevention Program for Adolescents(99 Whittemore R, Jeon S, Grey M. An Internet Obesity Prevention Program for Adolescents. J Adolesc Health. 2013;52(4);439-47. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.jadohealth.2012.07.014
http://dx.doi.org/10.1016/j.jadohealth.2...
). |
Ensaio clínico randomizado |
A utilização da intervenção com os programas HEALTH [e] TEEN + Coping Skills Training mostrou melhoria do comportamento sedentário e nutricional, atividade física, autoeficácia e satisfação. |
4. Whittemore, R. 2013. Connecticut, EUA. Implementation of a School-based Internet Obesity Prevention Program for Adolescents(2222 Whittemore R, Chao A, Jang M, Jeon S, Liptak T, Popick R, et al. Implementation of a school-based internet obesity prevention program for adolescents. J Nutr Educ Behav. 2013;45(6):586-94. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.jneb.2013.03.012
http://dx.doi.org/10.1016/j.jneb.2013.03...
). |
Métodos mistos, ensaio clínico |
Avaliação do alcance, adoção e implementação do programa HEALTH [e] TEEN na promoção da alimentação saudável e prática de atividade física; contribuiu em menor aumento de peso em adolescentes. |
5. Cullen, K.W. 2013. Houston, EUA. Evaluation of a web-based program promoting healthy eating and physical activity for adolescents: Teen Choice: Food and Fitness(2323 Cullen KW, Thompson D, Boushey C, Konzelmann K, Chen T. Evaluation of a web-based program promoting healthy eating and physical activity for adolescents: teen choice: food and fitness. Health Education Research. 2013;28(4):704-14. doi: http://dx.doi.org/10.1093/her/cyt059
http://dx.doi.org/10.1093/her/cyt059...
). |
Ensaio clínico randomizado |
A tecnologia Teen Choice (site) promoveu melhoria da ingestão de frutas e vegetais bem como a redução de comportamento sedentário. |
6. Majumdar, D. 2013. Nova York, EUA. ''Creature-101'': A Serious Game to Promote Energy Balance-Related Behaviors Among Middle School Adolescents(2424 Majumdar D, Koch PA, Lee H, Contento IR, Islas-Ramos AL, Fu D. ‘‘Creature-101’’: a serious game to promote energy balance-related behaviors among middle school adolescents. Games Health J. 2013;2(5):280-90. doi: http://dx.doi.org/10.1089/g4h.2013.0045
http://dx.doi.org/10.1089/g4h.2013.0045...
). |
Estudo de intervenção |
Avaliação da eficácia do Serious game: observou-se promoção de alimentação saudável e atividade física com diminuição da ingestão de lanches processados, do consumo de bebidas adoçadas e do tempo de tela recreacional. |
7. Fraticelli, F. 2016. Itália. Technology-based intervention for healthy lifestyle promotion in Italian adolescents(1919 Fraticelli F, Marchetti D, Polcini F, Mohn AA, Chiarelli F, Fulcheri M, et al. Technology-based intervention for healthy lifestyle promotion in Italian adolescents. Ann Ist Super Sanità. 8 de janeiro de 2016;52(1):123-7.). |
Ensaio clínico |
O jogo Gustavo no planeta de Gnam promoveu conhecimento sobre nutrição saudável e análise da diversão. |
8. Turnin, M.C. 2016. França. Effect of Nutritional Intervention on Food Choices of French Students in Middle School Cafeterias, Using an Interactive Educational Software Program (Nutri-Advice)(2121 Turnin MC, Buisson JC, Ahluwalia N, Cazals L, Bolzonella-Pene C, Fouquet-Martineau C, et al. Effect of nutritional intervention on food choices of French students in middle school cafeterias, using an interactive educational software program (Nutri-Advice). J Nutr Educ Behav. 2016 fev; 48(2):131-7. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.jneb.2015.09.011
http://dx.doi.org/10.1016/j.jneb.2015.09...
). |
Estudo quase-experimental |
A utilização do aconselhamento nutricional permitiu mudança na escolha dos alimentos e redução do peso no período de intervenção. |