RESUMO
Objetivo:
Avaliar o nível de letramento em saúde de adultos, com e sem hipertensão, acompanhados em três Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Picos, Piauí.
Método:
Estudo transversal realizado com 357 adultos. Para coleta de dados utilizou-se questionário com variáveis sociodemográficas, e o instrumento Test of Funcional Literacy in Adults para avaliar o letramento. Realizou-se análise descritiva seguida da associação entre letramento e variáveis de exposição com os testes X2 de Pearson e Mann-Whitney.
Resultados:
Letramento inadequado ou marginal foi encontrado nas três unidades investigadas (71,5%; 77,8% e 85,2%). Foram fatores associados ao letramento inadequado a idade e os anos de estudo nos adultos com hipertensão (p<0,0001).
Conclusão:
O letramento inadequado foi encontrado em mais de 70% dos hipertensos investigados. Esse achado reforça a necessidade de melhorar as habilidades para o autocuidado dos hipertensos, principalmente naqueles com maior idade e menos anos de estudo.
Descritores:
Doença crônica; Hipertensão; Alfabetização em Saúde; Promoção da Saúde; Atenção Primária à Saúde