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Avaliação do processo de feedback para o ensino da prática de enfermagem

RESUMO

Objetivo:

analisar o conhecimento autorreferido de docentes na utilização do processo de feedback no ensino da prática de enfermagem; capacitar professores para utilização deste processo; e avaliar os resultados desta capacitação.

Método:

estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação. Foi utilizada a técnica de grupo focal, com sete colaboradoras de uma escola técnica de enfermagem. Para análise do conteúdo, foi utilizado o referencial de Bardin e, para intervenção, a Metodologia da Problematização sustentada pelas Regras de Pendleton.

Resultados:

a maioria apresenta em seus currículos capacitação para educar. Aponta-se que o feedback é uma ferramenta simples e essencial de avaliação, embora o discurso universal não exprima a exata dimensão das potencialidades do processo. A intervenção foi efetiva para solidificação do processo de feedback.

Considerações Finais:

este estudo mostra que o processo de feedback deve ser difundido e consolidado entre os docentes da área do ensino técnico de enfermagem.

Descritores:
Avaliação Educacional; Avaliação em Saúde; Aprendizagem; Retroalimentação Psicológica; Educação em Enfermagem

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