SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 número4A fotografia no planejamento de intervenções de saúde dirigidas a idososPrática da enfermeira na atenção domiciliar: o cuidado mediado pela reflexividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167versão On-line ISSN 1984-0446

Resumo

ZAMPIER, Vanderleia Soéli de Barros et al. Abordagem do enfermeiro aos usuários tabagistas na Atenção Primária à Saúde. Rev. Bras. Enferm. [online]. 2019, vol.72, n.4, pp.948-955.  Epub 19-Ago-2019. ISSN 0034-7167.  https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0397.

Objetivo:

compreender a experiência do enfermeiro na abordagem aos usuários tabagistas na Atenção Primária à Saúde.

Método:

pesquisa qualitativa, fenomenológica, com 15 enfermeiros entrevistados entre janeiro e março de 2017. Os depoimentos foram analisados e organizados em categorias.

Resultados:

a abordagem dos enfermeiros ao usuário tabagista é realizada de modo individual e assistemático e em grupos operativos seguindo os princípios da terapia cognitivo-comportamental. Essa abordagem é complexa por causa de questões relativas ao próprio usuário e aos recursos humanos, materiais e estruturais. As expectativas dos enfermeiros incluem apoiar a cessação do tabagismo e expandir o trabalho de prevenção do uso do tabaco em espaços educativos.

Considerações finais:

aponta-se a necessidade de o enfermeiro apropriar-se da sistematização da assistência de enfermagem articulada às recomendações das políticas voltadas para o controle do tabagismo, com vistas a cumprir seu papel na promoção, no controle e na diminuição dos agravos à saúde dos usuários tabagistas.

Palavras-chave : Fumantes; Enfermagem; Prática Profissional; Atenção Primária à Saúde; Pesquisa Qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )