Acessibilidade / Reportar erro

Prática da enfermeira na atenção domiciliar: o cuidado mediado pela reflexividade

RESUMO

Objetivo:

Analisar a prática de enfermeiras na atenção domiciliar, considerando a realização do cuidado mediado pela reflexividade.

Método:

Estudo de caso único, qualitativo, ancorado no referencial dialético. Participaram 13 enfermeiras que atuam na atenção domiciliar em Minas Gerais. Os dados foram obtidos por observação participante e entrevista e submetidos à análise de discurso crítica.

Resultados:

O cuidado da enfermeira no domicílio é composto por repetições de ações cotidianas e pela imprevisibilidade. A reflexividade, segundo referencial teórico de Schön, emerge como um componente da prática profissional que leva à realização do cuidado em uma avaliação contínua do trabalho e da reflexão acerca dos desafios diante de situações conflitantes e da busca de melhoria em suas práticas.

Considerações finais:

Identificou-se a presença de fazeres e saberes mobilizados pela reflexividade da enfermeira no domicílio, e os seguintes elementos de uma prática reflexiva: o conhecer-na-ação, a reflexão-na-ação e a reflexão sobre este último.

Descritores:
Cuidados de Enfermagem; Papel do Profissional de Enfermagem; Enfermagem; Aprendizagem; Serviços de Assistência Domiciliar

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br