Artigo 1(Keller et al., 2016)(2525 Keller R, Budin WC, Allie T. A task force to address bullying. Am J Nurs. 2016;116(2):52-8. doi: 10.1097/01.NAJ.0000480497.63846.d0 https://doi.org/10.1097/01.NAJ.000048049...
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Desenvolveu-se plataforma de ensino on-line denominada BE NICE, para instrumentalizar enfermeiros na identificação de sinais de bullying e apoiá-los no enfrentamento, capacitando-os a eliminá -lo no ambiente de trabalho. |
Os enfermeiros nos grupos de intervenção relataram maior confiança no gerenciamento e muito menos incivilidade de seus superiores, no entanto, não observaram diminuição significativa na violência horizontal. |
Artigo 2 (Adams et al., 2017)(2626 Adams J, Knowles A, Irons G, Roddy A, Ashworth J. Assessing the effectiveness of clinical education to reduce the frequency and recurrence of workplace violence. Aust J Adv Nurs [Internet]. 2017 [cited 2017 Oct 17];34(3):6-15. Available from: http://www.ajan.com.au/Vol34/Issue3/1Adams.pdf
http://www.ajan.com.au/Vol34/Issue3/1Ada...
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A intervenção educacional para identificar pacientes com alto risco de violência aumentou significativamente o conhecimento da equipe de enfermagem, demonstrando que o uso do descalonamento verbal aumentou significativamente a redução da frequência e recorrência de incidentes. |
A intervenção demonstrou ser eficaz no uso do descalonamento verbal e, consequentemente, na redução dos incidentes, contudo verificou-se necessidade de ampliar o tempo de treinamento. |
Artigo 3 (Gillespie et al., 2014)(2727 Gillespie GL, Farra SL, Gates DM. A workplace violence educational program: a repeated measure study. Nurse Educ Pract. 2014;14(5):468-72. doi: 10.1016/j.nepr.2014.04.003 https://doi.org/10.1016/j.nepr.2014.04.0...
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Avaliação seis meses após a intervenção educativa de um programa educacional híbrido (on-line e em sala de aula) para prevenção de violência no ambiente de trabalho da enfermagem apontou aumento significativo na aprendizagem individual. |
O uso de modalidade híbrida aumentou a probabilidade de que resultados significativos de aprendizagem e retenção fossem alcançados. |
Artigo 4 (Gillespie et al., 2013)(2828 Gillespie GL, Gates DM, Mentzel T, Al-Natour A, Kowalenko T. Evaluation of a comprehensive ED violence prevention program. J Emerg Nurs. 2013;39(4):376-83. doi: 10.1016/j.jen.2012.12.010 https://doi.org/10.1016/j.jen.2012.12.01...
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Avaliação foi considerada moderadamente benéfica por enfermeiros e funcionários e pior avaliada pelos médicos. Ressaltou-se a importância do programa em relação a políticas e procedimentos, mudanças ambientais, educação, vigilância e monitoramento da violência. Contudo os dois últimos itens foram menos implementados. |
A intervenção permitiu implantar: avaliação de risco, manutenção de ambiente seguro, comunicação de risco, resposta a eventos violentos, manutenção de registros, vigilância e monitoramento. Concluiu-se necessidade de criação de novos programas para a prevenção e gerenciamento do bullying, além de expandi-lo para outros serviços. |
Artigo 5 (Guay et al., 2016)(2929 Guay S, Gonçalves J, Boyer R. Evaluation of an education and training program to prevent and manage patients' violence in a mental health setting: a pretest-posttest intervention study. Healthcare. 2016;4(3):E49. doi: 10.3390/healthcare4030049 https://doi.org/10.3390/healthcare403004...
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Verificaram-se melhorias estatisticamente significativas nos escores de curto prazo e de acompanhamento de sofrimento psíquico, confiança no enfrentamento e nos níveis de exposição à violência. Novas pesquisas são necessárias para entender como melhorar a eficácia do programa, especialmente entre os participantes resistentes à mudança. |
Houve impacto positivo do programa de treinamento Omega, implementado no Canadá desde 1999. A maioria destes efeitos permanece mais de 14 meses após a conclusão do treinamento. |
Artigo 6 (Gillespie et al., 2014)(3030 Gillespie GL, Gates DM, Kowalenko T, Bresler S, Succop P. Implementation of a comprehensive intervention to reduce physical assaults and threats in the emergency department. J Emerg Nurs. 2014;40(6):586-91. doi: 10.1016/j.jen.2014.01.003 https://doi.org/10.1016/j.jen.2014.01.00...
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Os resultados não corroboraram eficácia esperada do programa para coibir violência no ambiente de trabalho (VAT), praticada por pacientes e visitantes contra trabalhadores de serviços de emergência, mediante a perpetração de agressões. |
O insucesso do Programa deu-se pelo déficit de compromisso contínuo dos líderes desses serviços na notificação e vigilância da VAT, uma vez quando há participação plena dos mesmos, verifica-se redução. |
Artigo 7 (Embree et al, 2013)(3131 Embree JL, Bruner DA, White A. Raising the level of awareness of nurse-to-nurse lateral violence in a critical access hospital. Nurs Res Pract. 2013;2013:207306. doi: 10.1155/2013/207306 https://doi.org/10.1155/2013/207306...
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Houve aumento da consciência sobre violência horizontal entre enfermeiros após intervenção educacional. |
A consciência sobre violência horizontal entre enfermeiros aumentou após a intervenção educativa, contudo ela pode estar relacionada às alterações organizacionais internas que resultaram em mudança de função. Essa conscientização e habilidades aprimoradas podem ajudar a melhorar o relacionamento interpessoal, diminuindo o abandono da profissão. |
Artigo 8 (Al-Ali et al., 2016)(3232 Al-Ali, NM, Faouri, IA. The impact of training programo n nurses' atitudes workplace violence in Jordan. Appl Nurs Res. 2016;30:83-9. doi: 10.1016/j.apnr.2015.11.001 https://doi.org/10.1016/j.apnr.2015.11.0...
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Os resultados demonstraram impacto significativo do programa de treinamento nas atitudes dos enfermeiros em relação à violência no local de trabalho. |
Verificou-se importância da educação dos profissionais de enfermagem para dirimir a violência no ambiente de trabalho. |
Artigo 9 (Björkdahl et al, 2013)(3333 Björkdahl A, Hansebo G, Palmstierna T. The influence of staff training on the violence prevention and management climate in psychiatric inpatient units. J Psychiatr Ment Health Nurs. 2013;20(5):396-404. doi: 10.1111/j.1365-2850.2012.01930.x https://doi.org/10.1111/j.1365-2850.2012...
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A intervenção educativa por meio do modelo de Bergen aumentou significativamente a percepção de prevenção e gestão da violência entre os profissionais de enfermagem. Influenciou positivamente o controle emocional em situações desafiadoras em casos de agressão do paciente e na prontidão da equipe para intervir em um estágio inicial da agressão. Contribuiu para boas relações entre pacientes e funcionários, com cooperação da equipe na proximidade de pacientes agressivos. |
O treinamento combinado com a abordagem epidemiológica influenciou positivamente na prevenção da violência e no clima de gestão nas perspectivas de pacientes e funcionários, uma vez que as medidas utilizadas pela epidemiologia trouxeram evidências mais complexas da multicausalidade da violência. |
Artigo 10 (Hartley et al., 2015)(3434 Hartley D, Ridenour M, Craine J, Morrill A. Workplace violence prevention for nurses on-line course: program development. Work. 2015;51(1):79-89. doi: 10.3233/WOR-141891 https://doi.org/10.3233/WOR-141891...
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Curso on-line, com 13 unidades de aproximadamente 15 minutos. Houve aprovação dos participantes por permitir que eles completassem o curso independentemente de horário local. Consideraram os vídeos "Nurses' Voices" como ilustrações relevantes da violência que os enfermeiros enfrentam em seus locais de trabalho. |
A ferramenta demonstrou efetividade no aprendizado dos profissionais na prevenção da violência no ambiente de trabalho da enfermagem. |
Artigo 11 (Baby et al, 2016)(3535 Baby M, Swain N, Gale C. Healthcare managers' perceptions of patient perpetrated aggression and prevention strategies: a cross sectional survey. Issues Ment Health Nurs. 2016;37(7):507-16. doi: 10.3109/01612840.2016.1166300 https://doi.org/10.3109/01612840.2016.11...
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Apresentou resultados de inquérito nacional sobre natureza violência em serviços de Saúde. A etiologia da violência na percepção dos gerentes de serviços de saúde decorre de fatores relacionados à equipe, a pacientes e àorganização. Levantou as medidas de segurança mais utilizadas como: disponibilização de medidas de segurança, incluindo botões de pânico, alarmes pessoais, uso de pessoal da segurança e policial. |
Recomenda-se desenvolvimento de programas de treinamento para minimizar a violência. |
Artigo 12 (Gillespiea et al., 2015)(3636 Gillespie LG, Gates DM, Fisher BS. Individual relationship, workplace, and societal recommendations for addressing healthcare workplace violence. Work. 2015;51(1):67-71. doi: 10.3233/WOR-141890 https://doi.org/10.3233/WOR-141890...
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As recomendações agruparam-se em níveis: individual (reduzir risco pessoal para profissionais de saúde); de relacionamento (trabalhar o problema do bullying entre colegas de trabalho e violência física proveniente de pacientes e visitantes.); local de trabalho (discutir abordagens de sistemas multifacetados para o gerenciamento da violência). As recomendações no nível da sociedade centraram-se em uma abordagem universal de política de saúde. |
O uso de um modelo como o socioecológico pode ser útil no planejamento de esforços de prevenção da violência no cenário da saúde. |
Artigo 13 (Gillespie et al., 2015)(3737 Gillespie GL, Leming-Lee TS, Crutcher T, Mattei J. Chart it to stop it: a quality improvement study to increase the reporting of workplace aggression. J Nurs Care Qual. 2016;31(3):254-61. doi: 10.1097/NCQ.0000000000000172 https://doi.org/10.1097/NCQ.000000000000...
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A notificação de violência diminuiu de 53% para 47% (p = 0,06). Os motivos para relatar foram a gravidade do incidente e a solicitação de denúncia. Os motivos para não relatar eram incidentes menores e nenhuma ação seria tomada. |
A intervenção não apresentou eficácia. Os futuros esforços de mudança precisam considerar vários modos de notificação com empenho dos administradores para promover os relatórios. |
Artigo 14 (Parker et al. 2016)(3838 Parker KM, Harrington A, Smith CM, Sellers KF, Millenbach L. Creating a nurse-led culture to minimize horizontal violence in the acute care setting: a multi-interventional approach. J Nurses Prof Dev. 2016;32(2):56-63. doi: 10.1097/NND.0000000000000224 https://doi.org/10.1097/NND.000000000000...
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O principal componente para efetiva cultura de minimização da violência horizontal no ambiente de trabalho é a participação do pessoal no desenvolvimento de programas. |
O modelo de gestão compartilhada de enfermagem permite discussão contínua e incorporação de dicas, ajustes e melhores práticas para o desenvolvimento profissional. Faz-se necessária a manutenção de consultores de liderança até que se formem indivíduos capazes de lidar com esses conflitos. |