Acessibilidade / Reportar erro

Representações sociais do HIV/Aids por idosos e a interface com a prevenção

RESUMO

Objetivo:

Apreender as Representações Sociais elaboradas por idosos sobre o HIV/Aids e compreender como elas se relacionam com a prevenção da infecção pelo HIV.

Método:

Pesquisa descritiva e qualitativa fundamentada na Teoria das Representações Sociais, com 42 idosos atendidos na atenção primária. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas, em profundidade, com um instrumento semiestruturado, processados no software IRaMuTeQ e analisados pela Classificação Hierárquica Descendente.

Resultados:

Emergiram cinco classes: “HIV/Aids: um problema de jovens”; “Melhoria da qualidade de vida de pessoas vivendo com HIV/Aids”; “Vulnerabilidade ao HIV/Aids de mulheres heterossexuais em união estável”; “Rede de informações sobre HIV/Aids: Processo de criação e transformação das Representações Sociais”; e “Prevenção versus Estigma”.

Considerações Finais:

As representações sociais que os idosos têm sobre o HIV/Aids influenciam de forma negativa na adoção de medidas preventivas, pois o estigma está presente e o HIV/Aids é atribuído a jovens e homens que fazem sexo com homens.

Descritores:
Psicologia Social; HIV; Idoso; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Atenção Primária à Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br