Acessibilidade / Reportar erro

Tuberculose: conhecimento entre alunos de graduação em enfermagem

RESUMO

Objetivo:

Analisar o conhecimento sobre a tuberculose entre alunos de graduação de Enfermagem de uma Universidade Federal de Ensino Superior.

Método:

Estudo descritivo realizado de maneira transversal, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário elaborado com base no guia da OMS para desenvolvimento de instrumentos de avaliação de conhecimento, atitudes e práticas relacionados à tuberculose. Os alunos foram categorizados em grupos de “conhecimento” e “pouco conhecimento” com base no percentual médio de respostas para as variáveis analisadas. Utilizaram-se técnicas de estatística descritiva.

Resultados:

Entrevistaram-se 60 alunos de enfermagem. Observou-se “pouco conhecimento” entre alunos com menor tempo de estudo na universidade e sem contato prévio com o tema e “conhecimento” entre aqueles cujo conhecimento sobre a tuberculose foi adquirido nos serviços de saúde.

Conclusão:

Identificaram-se falhas no conhecimento entre alunos de graduação em enfermagem, sugerindo necessidade de repensar estratégias de ensino-aprendizagem sobre o tema.

Descritores:
Tuberculose; Conhecimento; Atitude; Estudantes de Enfermagem; Educação em Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br