Kumar et al. (1991)(1616 Kumar RP, Keystone JS, Christian M, Jesudasan K. Transmission of health information on leprosy from children to their families: another approach to health education. Lepr Rev. 1991;62(1):58-64.)
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Sessão educacional |
II |
Na avaliação das respostas ao questionário pós-teste, os adolescentes do grupo de intervenção apresentaram melhora do conhecimento em cinco das seis áreas testadas, com diferença estatisticamente significativa em duas áreas (causa e sintomas). |
O tema hanseníase é considerado um tabu cultural e um estigma. Para melhor aquisição de conhecimento e transferência de informações é necessário educação em saúde contínua. |
Jacob et al. (1994)(1717 Jacob MS, Amar D, Christopher A, Keystone JS. Transmission of health information on leprosy from children to their families in an urban centre. Lepr Rev. 1994;65(3):272-8.)
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Sessão educacional |
III |
As crianças dos grupos intervenção mostraram melhora significativa no conhecimento em relação aos controles, mas nenhuma mudança em relação à atitude. |
O nível de conhecimento dos adolescentes e familiares sobre hanseníase pode ser melhorado por meio da educação em saúde. São necessários mais estudos para avaliar os tipos de atividades educativas que proporcionam mudanças de atitude. |
Cabello e Moraes (2009)(1818 Cabello KSA, Moraes MO. Como uma cartilha para falar em hanseníase transformou-se em história em quadrinhos. Rev Ciênc Ideias [Internet]. 2009 [cited 2017 Jan 20];1(1):87-92. Available from: http://revistascientificas.ifrj.edu.br:8080/revista/index.php/reci/article/view/51
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História em quadrinhos |
VI |
A intervenção desperta a inquietude das crianças em relação à hanseníase, a assimilação dos conceitos contidos na história em quadrinhos (HQ) e um ambiente favorável para geração de conhecimento por meio de uma forma simples, lúdica e divertida de abordar a temática. |
A intervenção pode ser aplicada em salas de aula nas escolas, permitindo maior assimilação e construção de conhecimentos. |
Cabello et al. (2010)(1919 Cabello KSA, De La Rocque L, Sousa ICF. Uma história em quadrinhos para o ensino e divulgação da hanseníase. Rev Ciênc Ideias [Internet]. 2010 [cited 2017 Jan 20];9(1):225-41. Available from: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/8943
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict...
)
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História em quadrinhos |
VI |
A HQ pode ser utilizada como material educacional para a hanseníase, reduzindo mitos e estigmas, e prima pelo sentido lúdico como ideia principal na construção de novos conhecimentos. |
Espera-se que essa pesquisa sirva de estímulo para futuros estudos nesse campo. São poucas as pesquisas sobre essa temática, sendo necessária a aplicação desse tipo de material e a avaliação posterior de sua efetividade para sua generalização futura. |
Coriolano-Marinus et al. (2012)(2020 Coriolano-Marinus MWL, Pacheco HF, Lima FT, Vasconcelos EMR, Alencar EN. Saúde do escolar: uma abordagem educativa sobre hanseníase. Saúde Transform Soc [Internet]. 2012 [cited 2017 Jan 20];3(1):72-8. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/sts/v3n1/v3n1a12.pdf
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/sts/v3n1/v...
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Oficinas com dramatização, produção de jornal, história em quadrinhos e cartilhas |
VI |
Todos os adolescentes abordaram satisfatoriamente o conhecimento sobre hanseníase, evidenciando papel ativo na produção do conhecimento. Os adolescentes expressaram em suas respostas ao questionário coerência em relação à doença e a relevância da educação em saúde desenvolvida de forma lúdica. |
Os profissionais de saúde, em especial os enfermeiros, devem estimular e incentivar a educação em saúde sobre essa temática, tendo a escola como principal espaço de produção em saúde. |
Pinheiro et al. (2014)(2121 Pinheiro MGC, Silva SYB, França ALM, Monteiro BR, Simpson CA. Leprosy: an educational approach with high school. Rev Pesqui: Cuid Fundam [Internet]. 2014[cited 2017 Jan 20];6(2):776-84. Available from: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/3096/pdf_1282
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)
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Aula expositiva dialogada |
VI |
Após a intervenção observou-se mudança significativa do aprendizado em relação à hanseníase. A totalidade dos participantes passou a conhecer a doença e uma porcentagem considerável foi capaz de identificar elementos relacionados à sua cadeia epidemiológica, tais como agente etiológico, forma de transmissão, sintomatologia e o serviço de saúde a ser procurado em caso de suspeita. |
A educação em saúde tem como consequência o aumento do número de indivíduos portadores de informações sobre a hanseníase. A execução desse tipo de trabalho leva à reflexão do profissional de enfermagem acerca das suas ações em relação a tal temática. |
Pinheiro et al. (2015)(2222 Pinheiro MGC, Silva SYB, Moura IBL, Silva FS, Isoldi DMR, Simpson CA. Contribution of educational actions for knowledge of high school students of about leprosy. Rev Enferm UFPE [Internet]. 2015 [cited 2017 Jan 20];9(11):9804-10. Available from: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/6686/pdf_8858
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)
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Palestras dialogadas |
VI |
Evidenciou-se que as atividades de educação em saúde dirigidas aos escolares, com ênfase na hanseníase, são de fundamental importância, pois denotam o esclarecimento relacionado à doença. |
O empoderamento em relação à hanseníase pode contribuir com a disseminação de conhecimentos a esse respeito, visto que os escolares poderão se sentir instigados a divulgar as informações para outras pessoas, como familiares. Também contribui para a prevenção da hanseníase e para a reorientação das atitudes em relação ao estigma e à cura. |
Pinheiro et al. (2015)(2323 Pinheiro MGC, Medeiros IBG, Monteiro AI, Simpson CA. The nurse and the theme of leprosy in the school context: case studies. Rev Pesqui: Cuid Fundam [Internet]. 2015 [cited 2017 Jan 20];7(3):2774-80. Available from: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/3856/pdf_1621
http://www.seer.unirio.br/index.php/cuid...
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Exposição dialogada com apoio de cartazes e informativos |
VI |
Verificou-se melhora no conhecimento após a intervenção no tocante ao agente transmissor, à sintomatologia, à cura e ao serviço de saúde que deve ser procurado em caso de suspeita. |
A ação de educação em saúde favorece os participantes com a apropriação do saber quanto às características fundamentais da hanseníase. Destaca-se a importância da atuação do enfermeiro no processo de promoção da saúde no ambiente escolar. |
Monteiro et al. (2015)(2424 Monteiro BR, Pinheiro MGC, Isoldi DMR, Cabral AMF, Simpson CA, Mendes FRP. Leprosy: focusing on health education for projovem. Rev Pesqui: Cuid Fundam [Internet]. 2015 [cited 2017 Jan 20];7(suppl.):49-55. Available from: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/5881/pdf
http://www.seer.unirio.br/index.php/cuid...
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Álbum seriado |
VI |
Observou-se melhora no conhecimento dos indivíduos em relação aos princípios gerais da hanseníase, como etiologia, transmissão, sinais, sintomas e a busca pelo tratamento de forma facilitadora. |
Cabe ao profissional de enfermagem a responsabilidade pela estimulação do cuidar individual e pelo incentivo a práticas educativas, principalmente entre os menores de 15 anos. |