RESUMO
Objetivo:
Identificar a qualidade do serviço de um hospital especializado e acreditado segundo expectativas e percepções de profissionais de enfermagem.
Método:
Tratou-se de um estudo quantitativo, transversal, com a participação de 34 colaboradores, realizado de agosto a outubro de 2017, com aplicação da escala SERVQUAL adaptada e validada.
Resultados:
Os entrevistados apresentaram como maiores expectativas a transmissão de confiança e a prestação de serviços seguros, este último também se desvelou a melhor percepção para com o serviço. Os materiais de divulgação foram julgados como a expectativa menos importante. A percepção com menor pontuação foi relacionada ao período de entrega de serviços na instituição, que pode estar associado a fatores específicos. A segurança do serviço foi considerada a dimensão da qualidade com maior relevância.
Conclusão:
Reforça-se a importância de medidas para a manutenção de prazos programados e preservação de boas formas de divulgação, comunicação e capacitação da equipe.
Descritores:
Enfermagem; Qualidade da Assistência à Saúde; Acreditação Hospitalar; Gestão da Qualidade; Equipe de Enfermagem