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Efeitos de estímulos cognitivos e Taigeiko na cognição de idosas: uma intervenção

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a efetividade de uma intervenção por meio de estímulos cognitivos associados à prática de Taigeiko no desempenho da memória e função executiva de idosas, comparado a um grupo exposto ao Taigeiko isoladamente.

Método:

Estudo quase-experimental com 16 idosas, sendo 10 alocadas no grupo experimental (GE) submetidas a 16 sessões de estimulação cognitiva e Taigeiko, e 6 idosas no grupo controle (GC) submetidas ao Taigeiko isoladamente. A cognição foi avaliada pré e pós-intervenção pelos testes: Aprendizagem Aditivo-Verbal de Rey (RAVLT); Figuras Complexas de Rey; Trilhas; Stroop; Span de Dígitos e Fluência Verbal Semântica.

Resultados:

Ambos os grupos apresentaram diferenças em domínios do RAVLT (GE p=0,004; GC p=0,005) e do Teste Stroop (GE p=0,012; GC p=0,024). No entanto, no GE foram evidenciados melhores escores nos testes, embora sem significância estatística.

Conclusão:

O Taigeiko demonstrou ser uma potencial atividade na obtenção de ganhos cognitivos, independente da estimulação cognitiva associada.

Descritores:
Idoso; Cognição; Exercício; Testes Neuropsicológicos; Estudo de Intervenção

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