SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 suppl.2Idosos cuidadores de idosos: fragilidade, solidão e sintomas depressivosA participação em atividades universitárias para idosos: motivações de brasileiros e espanhóis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167versão On-line ISSN 1984-0446

Resumo

KLETEMBERG, Denise Faucz et al. O mercado de trabalho em enfermagem gerontológica no Brasil. Rev. Bras. Enferm. [online]. 2019, vol.72, suppl.2, pp.97-103.  Epub 05-Dez-2019. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0178.

Objetivo:

analisar o desenvolvimento do mercado de trabalho na Enfermagem Gerontológica brasileira, entre 1970 e 1996.

Método:

estudo descritivo-qualitativo, com abordagem histórica, que utiliza a história oral de 14 enfermeiras pesquisadoras atuantes no período histórico, fundamentada nas ideias de Eliot Freidson.

Resultados:

a Enfermagem venceu barreiras para a transformação das práticas do cuidado ao idoso no período descrito, considerando a inexistência de mercado de trabalho específico; necessidade de conhecimento teórico para o atendimento em Gerontologia; a escassez de pesquisas e pesquisadoras na área; o surgimento do cuidador de idosos; a construção da multidisciplinaridade e a transformação das instituições de longa permanência.

Considerações finais:

a expansão do mercado de trabalho na época foi fundamentada por avanços na produção do conhecimento sobre o processo de envelhecimento, respaldado pela transição demográfica, que determinou o aumento na demanda de idosos nos serviços de saúde e a promulgação de leis específicas de proteção aos idosos.

Palavras-chave : História da Enfermagem; Enfermagem Geriátrica; Idoso; Mercado de Trabalho; Geriatria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )