SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 suppl.2Evaluation of delirium in aged patients assisted at emergency hospital serviceQuality of life, burden, family emotional support: a model for older adults who are caregivers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167On-line version ISSN 1984-0446

Abstract

RISSARDO, Leidyani Karina; KANTORSKI, Luciane Prado  and  CARREIRA, Lígia. Avaliação da dinâmica do cuidado ao idoso em unidade de pronto atendimento. Rev. Bras. Enferm. [online]. 2019, vol.72, suppl.2, pp.161-168.  Epub Dec 05, 2019. ISSN 0034-7167.  https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0401.

Objetivo:

apreender a dinâmica assistencial do cuidado ao idoso inserido em um serviço de pronto atendimento.

Método:

pesquisa avaliativa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, apoiada no referencial teórico-metodológico da avaliação de quarta geração. A coleta de dados aconteceu entre fevereiro e setembro de 2017, por meio de 460 horas de observação participante, entrevistas com 33 atores sociais dentre profissionais de saúde, idosos e familiares de idosos de uma Unidade de Pronto Atendimento de um município do noroeste do Paraná, além de reuniões de negociação com os participantes.

Resultados:

a avaliação permitiu evidenciar que a dinâmica assistencial tem implicação, principalmente, das ações da enfermagem que necessitam articular práticas de cuidado que considerem a prioridade, a fragilidade, a autonomia, a independência e o contexto familiar do idoso.

Considerações finais:

avaliar o funcionamento da unidade contribui para a melhoria do cuidado ao idoso nos serviços de urgência e emergência.

Keywords : Avaliação em Saúde; Serviços Médicos de Emergência; Qualidade da Assistência à Saúde; Serviços de Saúde para Idosos; Enfermagem Geriátrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )