Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados à síndrome metabólica em idosos: estudo de base populacional

RESUMO

Objetivo:

Estimar a prevalência de síndrome metabólica e de aglomerados de seus componentes e identificar possíveis fatores associados em pessoas idosas.

Método:

Estudo transversal, de base populacional, envolvendo 271 idosos. Foram coletados dados sociodemográficos, comportamentais, clínicos, bioquímicos e antropométricos. Os dados foram analisados por meio de técnicas descritivas e de regressão logística.

Resultados:

A prevalência de síndrome metabólica foi de 59% e associou-se ao sexo feminino, a sobrepeso/obesidade e à proteína C-reativa. Sobre os aglomerados, 11,4% da amostra possuía a totalidade dos componentes da síndrome metabólica, e apenas 5,2% dos indivíduos não possuíam nenhum de seus componentes.

Conclusão:

Constatou-se elevada prevalência de síndrome metabólica em idosos e de aglomerados de seus componentes. É importante aprofundar estudos sobre esta temática, considerando aspectos clínicos em relação ao sexo e a hábitos comportamentais saudáveis para formulação de políticas públicas, além de enfatizar ações que visem fomentar o autocuidado em todos os ciclos de vida.

Descritores:
Envelhecimento; Saúde do Idoso; Síndrome Metabólica; Fatores de Risco; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br