SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 suppl.3Fatores associados para lesão renal aguda em recém-nascidos prematurosVivência escolar da criança e adolescente com deficiência visual: experiência da família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167versão On-line ISSN 1984-0446

Resumo

PATRICIO, Samira de Souza; GREGORIO, Vitória Regina Petters; PEREIRA, Silvana Maria  e  COSTA, Roberta. Malformação fetal com possibilidade de interrupção legal: dilemas maternos. Rev. Bras. Enferm. [online]. 2019, vol.72, suppl.3, pp.125-131.  Epub 13-Dez-2019. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0234.

Objetivo:

Identificar os dilemas maternos sobre o diagnóstico de malformação fetal incompatível com a vida.

Método:

Utilizou-se o método qualitativo do tipo exploratório-descritivo. Oito mulheres participaram da pesquisa no período entre setembro/2016 e janeiro/2017 através de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados a partir da análise temática juntamente à ferramenta de software ATLAS.ti.

Resultados:

As experiências deste estudo foram pautadas por sofrimento e emoções. A escolha da interrupção esteve alicerçada a fatores pessoais das mulheres e famílias, como informação da patologia e religião. Os diagnósticos de malformações fetais incompatíveis trazem os mais diferentes sentimentos aos envolvidos. É de extrema importância que se estabeleça uma comunicação transparente entre mulher, família e equipe interdisciplinar no transcorrer da gestação e parto, com elucidação quanto ao prognóstico e as possibilidades terapêuticas.

Considerações finais:

Visualizou-se a importância do acolhimento, comunicação e tratamento dado pela equipe multiprofissional de saúde.

Palavras-chave : Enfermagem Obstétrica; Gestação; Aborto Legal; Anormalidades Congênitas; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )