SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 suppl.3Tecnologia educativa musical para aprendizagem da fisiologia da lactação: tradução do conhecimentoEnfermagem Obstétrica nas boas práticas da assistênciaao parto e nascimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167versão On-line ISSN 1984-0446

Resumo

PINHEIRO, Cleoneide Paulo Oliveira et al. Procrastinação na detecção precoce do câncer de mama. Rev. Bras. Enferm. [online]. 2019, vol.72, suppl.3, pp.227-234.  Epub 13-Dez-2019. ISSN 1984-0446.  https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0547.

Objetivo:

analisar o sentido do adiamento da detecção do câncer de mama, a partir de entrevistas com 26 mulheres que foram submetidas à mastectomia.

Método:

estudo qualitativo e fundamentado no interacionismo simbólico, com Análise de Conteúdo na modalidade temática, realizado em ambulatório de serviço público, numa capital do Nordeste brasileiro.

Resultados:

ante os relatos das participantes, emergiu a temática ‘sentidos atribuídos à procrastinação do cuidado da saúde mamária’. O significado dado pelas mulheres, aos motivos do adiamento do cuidado com a mama, perpassa pelas interfaces entre razões pessoais e dificuldades encontradas na Rede de Atenção à Saúde.

Considerações finais:

considera-se que a detecção precoce é retardada por medo do diagnóstico, barreiras pessoais, culturais e dificuldades nos serviços de saúde.

Palavras-chave : Diagnóstico Precoce; Mastectomia; Neoplasias da Mama; Saúde Pública; Pesquisa Qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )