SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 suppl.3Influência do contexto social na manutenção do tabagismo em gestantesAdaptação transcultural do Preterm Parenting & Self-Efficacy Checklist índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167versão On-line ISSN 1984-0446

Resumo

SILVA, Raimunda Magalhães da; BRASIL, Christina César Praça; BEZERRA, Indara Cavalcante  e  QUEIROZ, Francisca Francisete de Sousa Nunes. Uso de tecnologia móvel para o cuidado gestacional: avaliação do aplicativo GestAção. Rev. Bras. Enferm. [online]. 2019, vol.72, suppl.3, pp.266-273.  Epub 13-Dez-2019. ISSN 1984-0446.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0641.

Objetivo:

avaliar o aplicativo GestAção, com base na experiência de uso das gestantes.

Método:

estudo de natureza avaliativa, aplicada, metodológica, com abordagem quanti-qualitativa. A ferramenta tecnológica foi avaliada por 13 gestantes por meio de questionários para a caracterização do perfil sociodemográfico e o uso da escala de Likert, para calcular o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) do aplicativo; e entrevista semiestruturada, com análise fundamentada na Semiótica.

Resultados:

o estudo evidenciou significativo nível de satisfação das gestantes com o uso do aplicativo, considerando os objetivos (IVC= 0,92), estrutura e apresentação (IVC= 0,86), e relevância (IVC= 0,92).

Considerações finais:

o aplicativo GestAção obteve IVC geral de 0,90, evidenciando-o como tecnologia facilitadora e coadjuvante no empoderamento das gestantes interessadas em obter conhecimentos sobre o período gravídico, mostrando-se uma potente ferramenta para qualificar as boas práticas na consulta de enfermagem.

Palavras-chave : Tecnologia em Saúde; Aplicativos Móveis; Promoção da saúde; Cuidados de Enfermagem; Gestação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )