RESUMO
Objetivos:
avaliar o impacto de uma capacitação em intervenções breves para o uso de substâncias sobre as atitudes e validade de face e consistência interna das versões brasileiras Drug and Drug Problems Perceptions Questionnaire (DDPPQ-br) e Short Alcohol and Alcohol Problems Perception Questionnaire (SAAPPQ) entre professores.
Métodos:
estudo metodológico (N=122) e quase-experimental (n=27). Foram aplicados o questionário sociodemográfico, o DDPPQ-br e o SAAPPQ antes e três meses após a capacitação. Para análise, foram utilizados os testes de Mann-Whitney e de Wilcoxon.
Resultados:
O DDPQ-br e o SAAPPQ foram considerados válidos pelos especialistas. Através da capacitação, foi possível melhorar as atitudes frente a responsabilização sobre a abordagem do uso de substâncias na escola e o preparo para exercer tal função. Em relação às drogas, a percepção de suporte foi potencializada.
Conclusões:
Capacitar professores pode melhorar suas atitudes e fortalecer a escola na função de prevenir danos relacionados ao uso substâncias.
Descritores:
Capacitação de Professores; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Drogas Ilícitas; Saúde Mental; Avaliação de Eficácia-Efetividade de Intervenções