SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 issue2Assessment of premature mortality for noncommunicable diseasesStress of nursing professionals working in pre-hospital care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167On-line version ISSN 1984-0446

Abstract

MAGALHAES, Ana Hirley Rodrigues et al. Mulheres feirantes: estratégias para o reconhecimento das necessidades de saúde. Rev. Bras. Enferm. [online]. 2020, vol.73, n.2, e20180520.  Epub Mar 09, 2020. ISSN 1984-0446.  https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0520.

Objetivos:

descrever as estratégias utilizadas por mulheres feirantes para reconhecimento de suas necessidades de saúde.

Métodos:

pesquisa qualitativa, fundamentada na Teoria das Necessidades Humanas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, com a participação de 15 mulheres feirantes. Para a interpretação dos resultados, utilizou-se a Análise de Conteúdo.

Resultados:

emergiram as categorias temáticas: “Potencialidades e desafios para o enfrentamento das necessidades de saúde”, que reflete modificações de atitudes e práticas relacionadas a comportamentos socialmente reconhecidos como prejudiciais, e mudanças no processo de trabalho; e “Práticas populares no cuidado à saúde”, que aponta alternativas terapêuticas para a resolução dos problemas de saúde. Considerações finais: evidencia-se que as escolhas terapêuticas das feirantes são voltadas para o enfrentamento de suas necessidades de saúde percebidas. Embora a minoria dessas mulheres reconheça suas necessidades de saúde mais complexas, para satisfazê-la, é necessário superar barreiras e limitações de maneira contínua em suas vidas.

Keywords : Mulheres; Promoção da Saúde; Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde; Cuidados de Enfermagem; Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )