Acessibilidade / Reportar erro

Mulheres feirantes: estratégias para o reconhecimento das necessidades de saúde

RESUMO

Objetivos:

descrever as estratégias utilizadas por mulheres feirantes para reconhecimento de suas necessidades de saúde.

Métodos:

pesquisa qualitativa, fundamentada na Teoria das Necessidades Humanas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, com a participação de 15 mulheres feirantes. Para a interpretação dos resultados, utilizou-se a Análise de Conteúdo.

Resultados:

emergiram as categorias temáticas: “Potencialidades e desafios para o enfrentamento das necessidades de saúde”, que reflete modificações de atitudes e práticas relacionadas a comportamentos socialmente reconhecidos como prejudiciais, e mudanças no processo de trabalho; e “Práticas populares no cuidado à saúde”, que aponta alternativas terapêuticas para a resolução dos problemas de saúde. Considerações finais: evidencia-se que as escolhas terapêuticas das feirantes são voltadas para o enfrentamento de suas necessidades de saúde percebidas. Embora a minoria dessas mulheres reconheça suas necessidades de saúde mais complexas, para satisfazê-la, é necessário superar barreiras e limitações de maneira contínua em suas vidas.

Descritores:
Mulheres; Promoção da Saúde; Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde; Cuidados de Enfermagem; Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br