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Promoção da saúde na escola: discursos, representações e abordagens

RESUMO

Objetivos:

analisar os discursos, representações e abordagens sobre saúde e promoção da saúde na escola, materializados na fala de professores.

Métodos:

estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, realizado com 17 professores da rede municipal e estadual de ensino. Os dados foram obtidos de entrevistas e analisados pela Análise de Discurso Textualmente Orientada.

Resultados:

predominaram os discursos médico-sanitário e clínico-biológico. A saúde é representada como a ausência de doença, repercutindo em abordagens que priorizam hábitos saudáveis e mudanças de comportamento. A problematização dos determinantes sociais ocorre nos projetos, em parceria intersetorial.

Considerações Finais:

a realização de projetos de promoção da saúde na escola prescinde da solidificação de parcerias e da construção de novos discursos, que a represente como qualidade de vida condicionada por fatores sociais, econômicos e culturais, assim como estratégias para o reposicionamento ideológico daqueles atores que atuam nesse cenário.

Descritores:
Promoção da Saúde; Saúde na Escola; Discursos; Determinantes Sociais da Saúde; Colaboração Intersetorial

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