RESUMO
Objetivos:
descrever as expressões reconhecidas por educadoras da violência doméstica vivenciada por adolescentes escolares.
Métodos:
trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado na pedagogia libertadora de Paulo Freire. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 20 professoras de uma escola pública de ensino fundamental em Salvador, Bahia, Brasil. Os dados foram sistematizados por meio do Discurso do Sujeito Coletivo.
Resultados:
o discurso coletivo revela que as educadoras identificam escolares que experienciam abusos físicos, psicológicos e por negligência, lhes sendo negado inclusive amor e afeto.
Conclusões:
embora haja não alusão a abusos sexuais, as educadoras reconhecem que os escolares se encontram inseridos no contexto da violência doméstica, saber necessário para o desenvolvimento de ações que viabilizem a saída do educando da condição de oprimido e superação do vivido.
Descritores:
Violência Doméstica; Adolescente; Professores Escolares; Ensino Fundamental e Médio; Enfermagem