Acessibilidade / Reportar erro

Crenças relacionadas ao uso de insulina em pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2

RESUMO

Objetivos:

identificar as crenças de pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2, relacionadas ao uso de insulina.

Métodos:

estudo descritivo, transversal e quanti-qualitativo, fundamentado na Theory of Planned Behavior e realizado com 32 participantes em uso de insulina. Os dados foram analisados e agrupados em categorias pela similitude das crenças, contabilizados a partir das frequências.

Resultados:

foram emitidas 118 crenças comportamentais, 60 normativas e 97 de controle. Entre as crenças comportamentais, destacou-se vantagem em manter o diabetes controlado e desvantagem, dor da furada pela aplicação de insulina. As normativas destacaram os filhos como referentes que apoiam o tratamento. Nas crenças de controle, observou-se que a aplicação da insulina aparece como facilidade e dificuldade ao tratamento.

Conclusões:

o estudo subsidiará a construção de escala psicométrica para mensurar os fatores determinantes do uso da insulina, desvendando particularidades para estruturação de intervenções educativas que contribuam com adesão do tratamento verificado no controle glicêmico adequado.

Descritores:
Crenças; Diabetes Tipo 2; Insulinoterapia; Comportamento em Saúde; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br