Acessibilidade / Reportar erro

Atribuições do enfermeiro no ambiente aeroespacial

RESUMO

Objetivos:

caracterizar os enfermeiros que atuam no ambiente aeroespacial e identificar as atribuições mais frequentes desenvolvidas por eles durante os períodos pré-voo, voo e pós-voo.

Métodos:

pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem quantitativa, desenvolvida por meio de um survey via Google forms ®, de janeiro a abril de 2018, com 50 enfermeiros de serviços aeroespaciais do Brasil. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva.

Resultados:

predominaram participantes do sexo masculino (64%), com idade média de 37 anos, com tempo médio de atuação no ambiente aeroespacial de seis anos, em aeronaves de asa rotativa (54%) e provenientes da região Sul (42%). As principais atividades no pré-voo, durante o voo e pós-voo foram, respectivamente: verificação/teste da funcionalidade de equipamentos, assistência de enfermagem aos pacientes e reposição de insumos e equipamentos.

Conclusões:

na atuação do enfermeiro no ambiente aeroespacial predominam ações organizacionais e de cuidado à vítima durante todas as etapas do voo.

Descritores:
Cuidados de Enfermagem; Resgate Aéreo; Medicina Aeroespacial; Serviços Médicos de Emergência; Papel do Profissional de Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br