Acessibilidade / Reportar erro

Pobreza, fome e abandono: representações da equipe de enfermagem sobre pessoas em situação de rua

RESUMO

Objetivo:

conhecer a estrutura das representações sociais da equipe de enfermagem acerca de pessoas em situação de rua.

Método:

pesquisa qualitativa, fundamentada na abordagem estrutural das representações sociais. Foram abordadas 96 profissionais da equipe de enfermagem atuantes na Rede de Atenção Psicossocial de um Distrito Sanitário de Salvador, Bahia, que responderam ao Teste de Associação Livre de Palavras e questionário com dados sociodemográficos. Os dados foram processados em softwares que permitiram organização do quadro de quatro casas e árvore máxima de similitude.

Resultados:

pobreza, fome, abandono e desemprego constitui possíveis elementos centrais da imagem da pessoa em situação de rua que vive em um contexto permeado por drogas, sujeira, descaso e vulnerabilidades.

Considerações finais:

a estrutura da representação social da pessoa em situação de rua está ancorada em estereótipos que podem interferir tanto na prestação do cuidado, quanto no acesso das pessoas em situação de rua aos serviços de saúde.

Descritores:
Pobreza; Fome; Pessoas em Situação de Rua; Equipe de Enfermagem; Pesquisa Qualitativa

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br