SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 suppl.3Espiritualidade e religiosidade no vivido do sofrimento, culpa e morte da pessoa idosa com cancerCapacidade funcional e esperança de vida em idosos quilombolas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167versão On-line ISSN 1984-0446

Resumo

MARTINS, José Alves et al. Idosos com deficiência física: vulnerabilidades em relação ao corpo, ambiente físico e social. Rev. Bras. Enferm. [online]. 2020, vol.73, suppl.3, e20190175.  Epub 08-Jul-2020. ISSN 1984-0446.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0175.

Objetivo:

compreender as vulnerabilidades de pessoas idosas com deficiência física em relação ao corpo ambiente físico e social.

Método:

estudo qualitativo fundamentado na fenomenologia social de Alfred Schütz, com 15 pessoas idosas com deficiência física, de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Os depoimentos foram obtidos em 2017, por meio de entrevista com questões abertas. As unidades de significado que emergiram foram organizadas em categorias temáticas.

Resultados:

evidenciou-se que o avanço do declínio físico, associado à permanência das barreiras ambientais e sociais, intensificou as vulnerabilidades da pessoa idosa. As lacunas dos serviços de saúde são atenuadas pela rede informal de apoio social, e o acesso ao trabalho constituiu um modo de inclusão social.

Considerações finais:

as vulnerabilidades na velhice da pessoa com deficiência física não residem apenas na dimensão corporal, mas também no ambiente físico e social, contrapondo-se os modelos de saúde baseados na lógica da reversão do corpo disfuncional.

Palavras-chave : Pessoas com Deficiência; Idoso; Vulnerabilidade em Saúde; Serviços de Saúde; Pesquisa Qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )