Acessibilidade / Reportar erro

Risco cardiometabólico em adolescentes estudantes do ensino médio: influência do trabalho

RESUMO

Objetivos:

avaliar e comparar a prevalência de fatores de risco cardiometabólico entre adolescentes e estabelecer associação entre os fatores de risco e mudança de hábitos após início do trabalho.

Métodos:

estudo transversal quantitativo. Foi aplicado um instrumento para conhecer as características sociodemográficas e hábitos. O padrão alimentar foi avaliado por meio do Índice de Qualidade da Dieta Revisado para população brasileira e o estado nutricional pelo escore Z. Os dados foram submetidos à análise estatística de comparação entre grupos e tempo, associação e correlação.

Resultados:

a prevalência de pressão arterial elevada foi de 7,7%. Dentre estes 4,5% não trabalhavam e 10,9% eram trabalhadores. Padrões alimentares se mostraram inapropriados e 51,2% não praticavam atividade física. A prevalência de obesidade foi de 28,3%. Foi observado associação entre trabalho e consumo de álcool, redução de atividade física e qualidade de sono.

Conclusões:

o trabalho aumentou a exposição a determinados fatores de risco cardiometabólico.

Descritores:
Adolescente; Estudantes; Trabalho; Hipertensão; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br