Acessibilidade / Reportar erro

Intervenção educativa com álbum seriado sobre posicionamento de gestantes para raquianestesia: ensaio clínico randomizado

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o efeito de intervenção educativa com álbum seriado no posicionamento de gestantes para raquianestesia.

Método:

Ensaio clínico randomizado, realizado com 90 mulheres alocadas aleatoriamente nos grupos de controle e intervenção, em maternidade do Nordeste brasileiro. O desfecho primário foi “posição correta para a raquianestesia”; e o secundário, “quantidade de tentativas de punção medular”. A efetividade foi verificada a partir do teste qui-quadrado, exato de Fisher e razão de verossimilhança.

Resultados:

O posicionamento foi correto em 37 mulheres de cada grupo. Houve associação entre ser do grupo-controle e ficar imóvel, relaxar os ombros e flexionar a coluna; e ser do grupo-intervenção e ficar imóvel e relaxar os ombros; além de associação estatística entre o posicionamento correto e a quantidade de tentativas de punção lombar.

Conclusão:

A intervenção educativa com álbum seriado foi efetiva e contribuiu para imobilidade e posicionamento das gestantes. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-3Z7SRD).

Descritores:
Raquianestesia; Posicionamento do Paciente; Gestantes; Educação em Saúde; Ensaio Clínico

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br