SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue3Acceptance of initial spectacle prescription for children in their first-year at primary schoolIntraocular pressure and exotalmometer evaluation before and after peribulbar anaesthesia in cataract surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Oftalmologia

Print version ISSN 0034-7280

Abstract

VIANNA, Lucas Monferrari Monteiro; NASCIMENTO, Heloisa Moraes do  and  CAMPOS, Mauro. Retratamento de LASIK com fotoablação personalizada versus fotoablação convencional utilizando o LADAR: Alcon. Rev. bras.oftalmol. [online]. 2011, vol.70, n.3, pp. 162-167. ISSN 0034-7280.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72802011000300006.

OBJETIVO:Avaliar os resultados do retratamento convencional (LADAR, Alcon) e do retratamento personalizado(LADARWave, Alcon) em olhos submetidos a LASIK primário convencional. MÉTODOS: Estudo retrospectivo de revisão de prontuários consecutivos, de 38 olhos em 38 pacientes, submetidos a retratamento de LASIK para correção de miopia e astigmatismo. Os olhos operados foram divididos em dois grupos iguais. No primeiro grupo foi realizado o retratamento personalizado e, no outro, o retratamento convencional. As seguintes variáveis foram comparadas: acuidade visual de alto contraste e refração manifesta. A qualidade visual foi estimada e comparada através de inquérito subjetivo proposto aos pacientes. RESULTADOS: Não houve diferença estatística entre os grupos comparando-se as variáveis estudadas. O equivalente esférico pós-retratamento foi de 0,36 no grupo convencional e de 0,47 no personalizado (p=0,079). A acuidade visual de Snellen foi de 0,91 e 0,87, respectivamente, com p=0,07. O total de aberrações pré-operatório foi maior do que o pós-operatório no grupo personalizado (p<0,001). Já no grupo convencional não houve esta diferença para nenhuma aberração avaliada. As queixas de glare (p=0,117), fotofobia (p=0,987) e flutuação da visão (p=0,545) foram estatisticamente semelhantes entre os grupos. CONCLUSÃO: Comparando-se as cirurgias personalizada e convencional para o retratamento de LASIK primário com o LADAR, Alcon, não houve diferença estatística em relação à quantidade e qualidade visual. Apesar disso, houve maior porcentagem de pacientes com queixas em relação à qualidade visual no grupo submetido à cirurgia convencional. A cirurgia personalizada parece ter maior capacidade em reduzir o total de aberrações do que a cirurgia convencional.

Keywords : Retratamento; Ceratomileuse assistida porexcimer laser in situ; Miopia; Astigmatismo; Segmento anterior do olho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese