SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue2Assessment of knowledge about ophthalmic emergencies of Pontifical Catholic University of Campinas medical studentsPseudomonas stutzeri corneal ulcer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Oftalmologia

Print version ISSN 0034-7280

Abstract

AMIGO, Maria Helena Lopes; BARBARA, Emmanuel Casotti Duque de  and  GHIRELLI, Wagner. Neuropatia óptica autoimune como primeira manifestação do lúpus eritematoso sistêmico. Rev. bras.oftalmol. [online]. 2012, vol.71, n.2, pp. 106-110. ISSN 0034-7280.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72802012000200006.

Descrevemos caso de um paciente de 35 anos do sexo feminino, com perda visual bilateral associada à dor à movimentação ocular, edema papilar moderado na fase aguda, escotoma arqueado e exame complementar positivo para anticorpos antinucleares, que não responderam à terapia com corticosteróides. A falta de critérios clínicos para o lúpus eritematoso sistêmico (LES) não impediu a instituição do tratamento específico com corticosteróides e azatioprina. Depois de sete meses, o diagnóstico foi feito após uma manifestação da doença de pele. Este caso mostra o valor das queixas oculares em doenças sistêmicas e como o exame oftalmológico pode ajudar o clínico na elaboração de um diagnóstico. Também é muito importante para oftalmologistas e reumatologistas, devido ao fato de que chama a atenção para outra hipótese diagnóstica em pacientes com neurite óptica não-específica, mesmo com os testes laboratoriais conclusivos. Talvez alguns achados oculares merecem ser incluídos com os critérios de diagnóstico já estabelecido para o LES.

Keywords : Neurite óptica [etiologia]; Doenças do nervo óptico [etiologia]; Lupus eritematoso sistêmico; Doenças do colágeno; Relatos de casos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English